Hoje o Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras completa 43 anos de luta por dignidade para a classe trabalhadora do Brasil. Nosso partido nasceu dos operários, dos pequenos agricultores, dos professores e estudantes, e de todos aqueles que acreditavam na possibilidade de um país mais igualitário.
Todos esses anos de existência e resistência nos fazem rememorar fatos do passado. Nosso partido nasceu em 10 de fevereiro de 1980, período em que vivíamos sob um controle opressor, autoritário e subversivo.
Nos 13 anos em que governamos o Brasil, realizamos o sonho dos trabalhadores e trabalhadoras de ter uma casa própria, abrimos as portas das universidades para que o filho da empregada pudesse estudar ao lado do filho dos patrões e colocamos comida na mesa da criança que passava fome. Nossas gestões foram marcadas pela criação de programas como Bolsa Família e Fome Zero, bem como pelo aumento de empregos e do salário mínimo.
Em 2016, a presidente Dilma foi golpeada por aqueles que não suportavam ver uma mulher no poder, à frente de uma nação em que todos tinham vez e voz. Lula foi preso e impedido de ser candidato em 2018 porque aqueles que queriam nos ver pelas costas sabiam que seriam incapazes de nos vencer de forma democrática. Após 4 anos de desgoverno nos reerguemos, nos unimos, vencemos e estamos começando a reconstruir o Brasil.
Os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 são um exemplo do que teremos de enfrentar nos próximos anos. Governaremos um país dividido, em que um lado está disposto a instalar o caos e destruir o que for necessário para tomar o Brasil para si. Para isso, precisamos estar cada vez mais fortes e munidos de coragem, acreditando na nossa história e na trajetória que temos.
Fomos eleitos novamente porque a sociedade brasileira assim desejou e não vamos nos render diante de ameaças aos nossos e à nossa democracia. Vamos mostrar que é possível conviver democraticamente na diversidade, discordar e debater de forma respeitosa, como sempre fizemos. Somente a democracia permite que as pessoas possam ir às ruas lutar por seus direitos, em uma sociedade em movimento, em busca de novas conquistas.
O governo voltou a ser do povo e assim será enquanto estivermos à frente. Não vamos retroceder em nenhum direito conquistado. A luta por um Brasil melhor para todos e todas é permanente! Vida longa ao Partido dos Trabalhadores e Trabalhadoras!