Marina Callegaro

Vereadora de Santa Maria

Procuradoria da Mulher encerra atividades do Outubro Rosa

Nesta sexta-feira (29), das 09h às 11h, aconteceu o Seminário Outubro Rosa pela Vida das Mulheres, promovido pela Procuradoria Especial da Mulher do Poder Legislativo. O evento ocorreu no Plenário da Câmara e contou com a presença de diversos órgãos institucionais que abordaram temáticas como políticas de saúde e segurança da mulher.
 
O presidente da Câmara de Vereadores de Santa Maria, João Ricardo Vargas/Coronel Vargas, realizou a abertura destacando a importância da criação da Procuradoria Especial da Mulher, ação pioneira na região central, órgão interno da Casa Legislativa, responsável, entre outras funções, por primar pela efetiva participação das vereadoras nas atividades do Legislativo.
 
A procuradora da mulher, vereadora Marina Callegaro, ao iniciar o seminário destacou a luta e os desafios impostos ao universo feminino na contemporaneidade, em meio a uma pandemia e todas as situações que são impostas à mulher em vulnerabilidade social.
 
Já a líder comunitária, Celita da Rosa, relatou sobre a descoberta do diagnóstico de câncer de mama identificado no ano de 2012. Celita descobriu a gravidade de seu câncer e, devido aos altos riscos, optou pela retirada integral de sua mama. “Se tivesse que tirar a outra mama eu tiraria também. A vida é muito curta, eu com um filho pequeno precisava lutar para sobreviver. Não temos que ter medo. Temos que ter coragem e enfrentar, porque a vida é muito boa, mas temos que saber vivê-la”, lembrou Celita.
 
A enfermeira e professora, Laura Cortez, realizou um apanhado histórico sobre as lutas de gênero e esclareceu sobre pautas permanentes como políticas públicas, sistema único de saúde e o feminismo.
 
Na ocasião, a delegada Elisabeth Shimomura, responsável pela Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher e Bruna da Rocha, coordenadora do setor especializado na Saúde da Mulher no município, relataram sobre as atividades diárias e as ações preventivas para combater a violência contra a mulher e os cuidados relacionados à saúde.
 
Ao encerrar a reunião, a vereadora Marina frisou sobre os enfrentamentos e os desafios biológicos do câncer de mama, mas também sobre a criação de recursos financeiros que busquem políticas de garantia de renda permanente.
 
A atividade teve a transmissão, ao vivo, pela TV Câmara (canal 18.2) e redes sociais do Poder Legislativo. Confira aqui.