Foi formada nesta quinta-feira, dia 16, na Câmara de Vereadores e Vereadoras a Frente Parlamentar em Defesa da Cultura Gaúcha com o intuito com o objetivo de fomentar o debate sobre as políticas culturais na cidade, especialmente na área da tradição, folclore, tradicionalismo, nativismo, eventos culturais, etc.
A proposta foi encabeçada pela Vereadora Marina Callegaro (PT), que lembrou da importância de criar ferramentas que possam colaborar para o engrandecimento dessas manifestações culturais no município, bem como, abrir o debate sobre essa temática dentro do Legislativo Municipal.
Santa Maria é considerada um polo-cultural da região com diversos eventos voltados para a área, bem como entidades que buscam o fortalecimento da Cultura Gaúcha através de diversas artes como o canto, a dança, a poesia, a trova, eventos campeiros, eventos artísticos, festivais nativistas de música e poesia, entre outras formas.
“Estamos lutando pelo Parque Municipal de Eventos, pela valorização da nossa cultura na cidade, mas é importante que o legislativo possua formas de valorizar homens e mulheres que participam das atividades na cidade. Além disso, valorizar os grandes eventos que acontecem em Santa Maria como o Juvenart, FestMirim, FestXirú, Tertúlia, Carreteada e outros. A nossa cidade é a capital dos eventos tradicionalistas, mas precisa ser valorizada”, destacou Marina.
Participaram do ato representantes da 13ª Região Tradicionalista, patrões de entidades e comunidade em geral.