A vereadora Marina Callegaro (PT) apresentou na tarde desta quinta-feira, dia 27, o Projeto de Lei (PL) 9285 que torna obrigatória a apresentação da Carteira de Vacinação da Covid-19 para o ingresso em bares, restaurantes, lancherias, academias, casas noturnas, casas de shows, teatros e cinemas no município de Santa Maria. O PL prevê a retomada segura das atividades econômicas, pois os riscos de contaminação aumentam com a circulação de pessoas, particularmente com o surgimento da variante Delta .
A proposta que determina uma multa inicial no valor de 300 UFMs (Unidade Financeira Municipal), o equivalente a R$ 1.108,20, também diz que a apresentação da carteira deve ser realizada a partir do sétimo dia após o usuário ter a primeira dose de vacina aplicada que foi disponibilizada pela rede pública para a sua faixa etária e/ou grupos prioritários.
“Apesar dessa evolução na vacinação, os especialistas afirmam que ainda são grandes os riscos de contaminação em locais fechados e com pouca circulação de ar. Com a vacinação chegando às pessoas com 18 anos ou mais, não há justificativa para que não estejam vacinadas. A vacina é de graça, é pelo SUS e salva vidas”, justifica Marina.