A Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, representada pelas vereadoras Marina Callegaro (presidente), Roberta Leitão e Luci Duartes/ Professora Tia da Moto, realizou visita à Aldeia Infantil SOS, localizada na região Sul de Santa Maria.
No encontro, realizado na tarde desta terça-feira (08), as vereadoras questionaram sobre o funcionamento da casa de acolhimento e o acompanhamento pedagógico dispensado aos crianças e adolescentes acolhidos durante o período pandêmico. A coordenadora do projeto, Michele Oliveira, recebeu as parlamentares e esclareceu sobre as atividades realizadas no local.
Segundo a coordenadora, a Aldeia SOS acolhe crianças e jovens de 0 a 18 anos, mediante demanda judicial. O contrato firmado com o Município prevê o acolhimento de até 20 pessoas.
Conforme relato, atualmente, a instituição atende 14 indivíduos. Sobre a frequência escolar durante a pandemia, Michele informou que alguns alunos acompanham as aulas online, no entanto, pela falta de aparelhos tecnológicos, a maioria dos alunos recebe o material impresso das escolas para a realização das atividades pedagógicas.
A comissão também ouviu as experiências e os relatos das Mães Sociais que estavam no momento da visita. A Aldeia SOS está localizada na Rua Roberto Romanó, 355, no Parque Dom Antônio Reis.
Compõe a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania os vereadores Marina Callegaro (presidente), Rudys Rodrigues (vice-presidente), Adelar Vargas/Bolinha, Givago Ribeiro, Lorena dos Santos/Pastora Lorena e Roberta Leitão, Luci Duartes/ Professora Tia da Moto. A Comissão realiza suas reuniões ordinárias todas às terças-feiras, a partir das 13h30, no Plenário da Casa Legislativa.