A vereadora Marina Callegaro (PT) protocolou na manhã desta sexta-feira, dia 07, o Projeto de Lei 9235/2021 que estabelece diretrizes de prevenção e combate à violência contra as mulheres e meninas no âmbito das instituições de ensino do município de Santa Maria. De acordo com a parlamentar o objetivo do PL é combater a violência contra as mulheres e meninas, através da conscientização, da educação permanente nas escolas.
“É fundamental que tenhamos consciência de que a cultura da violência contra as mulheres são culturais e enraizadas na sociedade patriarcal. Precisamos elaborar práticas pedagógicas para combater a violência desde cedo. As escolas do município, que já cumprem um papel importante na formação das crianças e adolescentes também podem ajudar nesse sentido”, destaca Marina.
Procuradoria Especial da Mulher
Ainda no mês de maio, a Câmara de Vereadores deve instituir a Procuradoria Especial da Mulher, que também é proposta pela vereadora petista. Segundo a resolução que tramita no legislativo o órgão vai acolher mulheres vítimas de violência, bem como realizar campanhas educativas e promover o debate sobre o tema com as organizações sociais, civis e políticas.