Marina Callegaro

Vereadora de Santa Maria

Comissão especial pelo ensino integral realiza vistoria em escola

Na manhã desta segunda-feira (3), os integrantes da Comissão Especial em Defesa da Integralidade dos Turnos na Educação realizaram visita à Escola Municipal de Ensino Fundamental Intendente Manoel Ribas, localizada no distrito de Santo Antão. O objetivo da atividade foi o de verificar como funciona a educação em tempo integral na instituição.

Os vereadores foram recepcionados pela diretora da Escola, Luciane Maffini, a qual informou que o modelo foi implantado em 2017, atualmente, ofertado da pré-escola ao 5º ano. De acordo com o relato de Luciane, antes de o colégio funcionar nos dois turnos, eram frequentes os casos de abuso infantil, gravidez na adolescência e suicídio. Depois, a realidade da comunidade foi modificada, com a diminuição da evasão escolar e, consequente, redução da violência e marginalização.

Quando questionada sobre o porquê da escola não ofertar o ensino integral para todas as séries, a diretora disse que não há profissionais suficientes para dar conta da demanda. Para que isso ocorra, Maffini sugeriu que a carga horária de todos os professores fosse aumentada para 40h.

A necessidade da criação de um ginásio de esportes para atividades de educação física e de recreação também foi abordada. A diretora sinalizou que a Mitra Diocesana demonstrou interesse em realizar uma permuta com o Município para doar o terreno para a construção do espaço e que esse poderia servir também para abrigar o posto de saúde e a Sub-prefeitura de Santo Antão.

Nas próximas semanas, a comissão segue fazendo visitas in loco na Escola Municipal de Ensino Fundamental Sérgio Lopes e na Escola Municipal de Educação Infantil Núcleo Infantil CAIC. Além disso, o grupo de vereadores planeja realizar uma audiência pública para ouvir a comunidade sobre o tema.

Fazem parte da Comissão Especial em Defesa da Integralidade dos Turnos na Educação os vereadores Paulo Ricardo Pedroso (presidente), Luci Duartes (vice-presidente) e Marina Callegaro (relatora).