A Comissão Permanente de Direitos Humanos e Cidadania esteve reunida na tarde desta terça-feira (13) no Plenário da Câmara de Vereadores de Santa Maria. Esse foi o primeiro encontro presencial realizado pelo grupo. Na ocasião, os vereadores fizeram um levantamento de pautas que deverão ser tratadas nos próximos encontros, entre eles: atendimento de pacientes na Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 horas, oferta de acolhimento psicológico a crianças em situação de vulnerabilidade social e denúncia sobre maus tratos em lares de idosos.
O possível tratamento inadequado a alguns idosos com Covid-19 na UPA 24 horas foi um dos temas debatidos na reunião. Para averiguar a situação, os vereadores irão propor uma reunião conjunta da Comissão e a Comissão Permanente de Saúde e Meio Ambiente com o secretário Municipal de Saúde, Guilherme Ribas, em data a ser definida.
O suporte psicológico a crianças em situação de vulnerabilidade social durante a pandemia também preocupa a comissão. Como encaminhamento, os parlamentares realizarão um encontro com o Executivo e Conselheiros Tutelares para fazer um levantamento do cenário local.
Por fim, também foi definido que os edis farão visitas às casas de acolhimentos de idosos (em que receberam denúncia) as quais os acolhidos estariam sofrendo maus tratos.
Fazem parte da Comissão Permanente de Direitos Humanos e Cidadania os vereadores Marina Callegaro (presidente), Rudys Rodrigues (vice-presidente), Adelar Vargas/ Bolinha, Admar Pozzobom, Givago Ribeiro, Luci Duartes/ Professora Tia da Moto e Roberta Pereira Leitão. Os parlamentares Adelar Vargas e Admar Pozzobom não participaram da reunião por estarem em viagem autorizada.
Para entrar em contato diretamente com a comissão, envie email paradireitoshumanos@camara-sm.rs.gov.br.