A vereadora Marina Callegaro (PT) protocolou na manhã desta sexta-feira, dia 26, um requerimento que pede à Prefeitura Municipal a elaboração de diretrizes para a aquisição de vacinas contra o Covid-19. O pedido de providências sugere também que o executivo encaminhe ao parlamento um projeto de lei com a alteração orçamentária necessária para a compra desses imunizantes, uma vez que o Supremo Tribunal Federal (STF) já autorizou os estados e municípios a terem autonomia para tratar diretamente com os laboratórios que produzem a vacina.
Segundo a parlamentar a iniciativa tem a intenção de pressionar a prefeitura a tomar frente dessa discussão, seguindo também o que aconteceu na Assembleia Legislativa, que já aprovou o projeto de lei enviado pelo governo do estado para compra das vacinas. Para ela, o grave cenário que já contabiliza 250 mortes causadas pelo Coronavírus no município requer uma atitude ousada do executivo para garantir a imunização da população.
“Já questionei sobre isso (compra de vacinas) em reunião com o prefeito, esta semana, agora estou oficializando o pedido. Não podemos só esperar pelo estado ou pela união, é preciso já termos um plano concreto para adquirir as doses da vacina, caso seja necessário. Mas diante do cenário imposto, é imprescindível que a prefeitura tome essas medidas emergenciais. Sem a imunização se torna ainda mais difícil a tarefa de minimizar a crise econômica e social que a cidade vive, reflexo da pandemia”, explica.