Marina Callegaro

Vereadora de Santa Maria

Marina trata de vacinação e combate ao coronavírus na secretaria de saúde

A vereadora Marina Callegaro iniciou nesta segunda-feira, dia 08, uma série de agendas com os secretários e secretárias do município para tratar de temas importantes para  a cidade. No primeiro dia foram tratados temas da área da saúde – sobre a questão da vacinação e combate ao Coronavírus – e na área da cultura e economia criativa.

A parlamentar se reuniu com o secretário de saúde, Guilherme Ribas, onde questionou sobre o plano de vacinação município e quais as expectativas para as próximas etapas. Segundo o Ribas, a prefeitura conseguiu imunizar cerca de 80% dos profissionais da saúde, todos os quilombolas e indígenas e parte agora para a segunda etapa que é a vacinação dos idosos acima de 85 anos.

De acordo com Marina, a prioridade agora é combater a pandemia e os reflexos que ela causou na população, embora tenha tratado de outros temas que envolvem a área da saúde. Ela destacou ainda que a abertura de novos leitos no Hospital Regional é fundamental para ampliar o atendimento na cidade.

A vereadora ainda tratou de temas como a ampliação das equipes de Estratégia Saúde da Família, ampliação de vagas para consultas e exames com especialistas, citou a demora no atendimento  e solicitou informações sobre a construção e reformas de unidades de saúde, que estão em andamento, citou que a atenção básica precisa de melhorias e se comprometeu em buscar emendas para a saúde.

“Através do diálogo é que se constrói políticas públicas efetivas para as comunidades. A saúde tem a maior demanda no município e a gente precisa ser esse elo entre a população e o poder público. A gente precisa saber o que está acontecendo, fiscalizar, mas também contribuir para melhorar o atendimento”, destacou Marina.

Cultura e Economia Criativa

Já nesta manhã, houve uma reunião com a secretária de cultura, Rose Carneiro, com o objetivo de discutir políticas para o setor, que é um dos mais atingidos pela pandemia. A vereadora encaminhou uma série de questionamentos sobre editais, espaços públicos e eventos culturais para o pós-pandemia.

“O setor criativo da cidade é fundamental para a economia e para tirar da vulnerabilidade centenas de pessoas, além de formar cidadãos com consciência e com responsabilidade social”, explica.

Na cultura foi tratado sobre o Edital Ações Culturais, a reforma da Casa de Cultura, o andamento Lei Aldir Blanc no município, sobre alternativas para o tradicionalismo e a Cultura Gaúcha e também ações para serem efetivadas após a pandemia, como o Carnaval, a retomada do Museu Treze de Maio, os Projetos Culturais nas Escolas, os valores para o Fundo Municipal de Cultura, a Lei de Incentivo à Cultura e as parcerias público-privadas para garantir o acesso à Cultura das periferias.